top of page

Driver ODBC Progress OpenEdge 32 bits em Windows 64 bits

Vez ou outra, em projetos de integração, existe a necessidade de sistemas externos acessarem dados dos bancos Progress OpenEdge.


Como os bancos de dados OpenEdge possuem tecnologia proprietária de acesso, a Progress disponibiliza drivers para acesso via ODBC e JDBC, possibilitando que consultas SQL sejam executadas diretamente no Progress.

Onde estão os meus drivers?


Os drivers ODBC são instalados automaticamente pela instalação do Progress Client e, embora ja exista o Progress 64bits para Windows desde a versão OpenEdge 10.2A, é muito comum versões do 64 bits do Windows utilizarem o Progress OpenEdge 32 bits. Se este é o seu caso, você não conseguira criar uma fonte de dados no Windows utilizando o Painel de Controle > Ferramentas Administrativas > Fontes de dados ODBC, pois na aba Drivers, o driver do Progress OpenEdge não estará disponível.



Existem duas saídas para este problema. A primeira solução é obter uma licença de uso e instalar o Progress OpenEdge 64bits ou Progress SQL Client Access 64 bits. A outra solução é utilizar o driver 32 bits.


Para criar uma nova fonte de dados utilizando o driver ODBC Progress OpenEdge Driver 32 bits mesmo estando em um Windows 64 bits, abra a versão 32 bits do console de Fontes de dados ODBC em:

C:\Windows\SysWOW64\odbcad32.exe


Como criar configurar uma fonte de dados?


Com esta versão aberta, é so configurar a fonte de dados. Caso não saiba como fazer, segue alguns prints abaixo.


Clique em adicionar e em seguida selecione o driver Progress.

Informe os parâmetros de conexão e em clique em Test Connection. Se der tudo certo, é so clicar em OK.


Dicas


Lembre-se que para acessar o banco OpenEdge via ODBC, eles devem ser carregados utilizando o parâmetro ServerType com o valor Both ou SQL. Este parâmetro vai indicar quais tipos de servidor o broker irá suportar.


Com a fonte de dados configurada, praticamente qualquer sistema ou linguagem que tenha suporte a ODBC poderá realizar consultas SQL no Progress.


Lembrando ainda que nem sempre é necessário criar uma fonte de dados, muitas linguagens tais como PHP, C# e Java, podem utilizar o driver via string de conexão direta.

Lista dos drivers ODBC Progress Openedge


Para referência, versões do Progress OpenEdge e as respectivas versões dos drivers. Para ambientes Linux, os drivers tem o mesmo nome, porém com a extensão .SO ao invés da extensão .DDL.





516 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page