top of page

Eficiência, Eficácia e Efetividade. Qual a diferença?

Empresas são feitas de pessoas e processos e como a indústria está em constante transformação, os processos são cada vez mais otimizados e pessoas estão sempre buscando se atualizarem e serem melhores.


A matemática de apenas trabalhar mais para ter mais lucro já vem se provando ser um erro. A métrica do sucesso tem novas estratégias e os conceitos de Eficiência, Eficácia e Efetividade vem para mostrar que qualidade é melhor que quantidade.



O que é Eficiência?


Eficiência é Resultado x Esforço. Quanto melhor o resultado obtido com o menor esforço empregado, maior será a Eficiência. Sendo assim, ser mais eficiente é por exemplo, fazer mais entregas gastando menos combustível ou obter um ROI maior com um menor investimento.



O que é Eficácia?


Eficácia é Resultado x Objetivo. Quanto mais próximo do objetivo o resultado final estiver, maior terá sido a Eficácia. Neste caso, ser eficaz é por exemplo, bater 100% da meta de vendas ou cumprir todas as pendências do dia.



O que é Efetividade?


Efetividade é capacidade de produzir efeito. Ser efetivo é estar sempre em movimento, sempre trabalhando, melhorando e produzindo resultados. Ainda que nem sempre sejam positivos, esses resultados foram gerados através de esforço, entusiasmo e proatividade.


Então vamos trabalhar nossa efetividade. Vamos nos manter em movimento, gerando resultados positivos e eficientes, nos tornando dia pós dia, pessoas mais eficazes e comprometidas com o sucesso, seja ele pessoal ou profissional.


1,346 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page