top of page

Bastidores de uma equipe 100% remota

Atuar com 100% da equipe trabalhando de forma remota é um grande desafio para as empresas que optaram por esse formato.


Conforme já mencionamos aqui no Blog, o Aprovador é uma empresa que surgiu de forma remota em 2015 e continua assim até os dias de hoje.


Portanto, separamos algumas estratégias que utilizamos para minimizar as partes negativas do home office e algumas dicas que podem ser implementadas em qualquer tipo de negócio que esteja atuando remotamente.



Aprova Papo


Uma das estratégias que criamos para minimizar a sensação de distanciamento e solidão entre nossos colaboradores e aumentar a integração entre todos, foi o Aprova Papo.


Trata-se de uma reunião online mensal que fazemos, com a participação de toda a equipe, independente das áreas de atuação de cada um.


Nela, conversamos abertamente sobre algum assunto, que é escolhido e apresentado por uma pessoa diferente dos nossos times a cada mês. Já falamos, por exemplo, sobre hobbies, trabalho voluntário, jiu jitsu, músicas de filmes, ASMR etc.


Também aproveitamos o momento do encontro para celebrar os aniversariantes do mês e datas comemorativas, como Páscoa, Dia das Mães, Festa Junina, Dia dos Pais etc.




Jornalzinho


A cada mês também é divulgado para toda a empresa o nosso Jornalzinho, que traz de forma descontraída os resumos dos acontecimentos de cada área, informações e novidades relevantes para o nosso negócio e alguma fofoca ou história divertida.


É uma ação que nos ajuda não só a registrar o que está sendo feito, como também informar todas as pessoas sobre as novidades e fazer com que se sintam incluídas em nosso dia a dia.



Dicas para a sua empresa


Algumas estratégias podem parecer simples, mas fazem grande diferença para garantir a motivação e interação em uma equipe trabalhando de forma remota integralmente.


Manter um contato diário entre todos, seja através de uma ferramenta de mensagens como o Google Chat, o Skype e o Whatsapp ou através de pequenas reuniões online, é essencial para sentir como todos estão e se estão com alguma necessidade específica.


Também é muito importante que líderes e gestores da empresa se mantenham à disposição para ajudar e tirar dúvidas que os colaboradores possam ter ao longo do dia.


Mesmo que a resposta não seja dada no mesmo momento, um retorno feito quando é possível já demonstra que o colaborador tem com quem contar e o faz sentir mais seguro a cumprir suas responsabilidades.


Finalmente, é de grande valor manter uma rotina semanal de conversa particular entre os líderes da empresa e seus liderados, para que seja possível avaliar o nível de bem estar da equipe e pensar em ações de melhoria.


Dessa forma, todos sentem que a relação entre a empresa e seus empregados é uma via de mão dupla, na qual ambos têm suas preocupações, desafios, pontos de melhoria e benefícios resultados do trabalho.



Gostou das dicas? Deixe as suas nos comentários!


46 views1 comment
bottom of page