Como acompanhar logs em tempo real no Windows

Olá pessoal, recentemente falamos aqui no blog sobre o clientlog do Progress e como ele é útil no processo de debug de aplicações Openedge. Até aí tudo bem, o log ajuda bastante, mas qual é a melhor forma de acompanhar o andamento das coisas pelo Windows?


Não me diga que você fica abrindo e fechando o arquivo de log toda hora. Não precisa ser assim! Se você usa Linux, Mac ou algum Unix-like, você ja deve conhecer e utilizar o tail, comando simples que permite acompanhar o andamento do arquivo em tempo real.


No Windows a dica é o Baretail, um programa muito simples e prático que faz a mesma coisa que o tail do Linux, só que com alguns incrementos gráficos a mais.




Não precisa instalar nada, basta baixar aqui, executar e começar a ver os arquivos em tempo real. Além de acompanhar múltiplos arquivos separados por abas, você ainda pode definir padrões para serem destacados no log, para facilitar ainda mais encontrar alguma coisa.


Outra grande vantagem é a tranquilidade em abrir arquivos muito grandes, nós já usamos com arquivos com 10GB e funcionou como se tivesse apenas 10MB. Mas me diga aí, o que você utiliza para acompanhar seus arquivos de log no Windows?

2 views0 comments