Como habilitar os webservices do Totvs RM

O RM é um dos melhores produtos da Totvs para se trabalhar com integração, pois é possível executar via webservice praticamente qualquer funcionalidade do sistema.


Isto facilita muito a vida dos programadores e fornecedores terceiros porque fica muito simples a tarefa de executar processos internos ou acessar objetos de negócio do produto.


Por padrão, os webservices do Totvs RM vem desabilitados. Se você chegou até aqui provavelmente é porque precisa ativá-los, corrto? Bom, vamos lá!


Antes de começar, verifique se o webservice já está ativado


Parece meio óbivio, mas antes de começar recomendo verificar se eles já não estão ativos. Além de ser muito simples ainda pode te poupar tempo e trabalho.

Para verificar se o webservice do Totvs RM está ativo, basta acessar esta URL: http://localhost:[PORTA_DO_SEU_WEBSERVICE]/wspageindex


Nesta página se o campo DEFAULTDB estiver com o nome do Alias utilizado pelo banco de dados significa que ele já estão ativados! Pode pular direto para o final do artigo na parte de Dicas.


Agora se o campo DEFAULTDB estiver como desabilitado você pode serguir o nosso passo a passo.

Como habilitar os webservices do Totvs RM?


Ativar os webservices é muito simples e você pode fazer isto via IIS ou via Host do RM. Aqui, nós trataremos apenas a utilização via Host do RM.


Antes de qualquer coisa, você precisa certificar que tenha acesso de administrador ao servidor e permissão de escrita no diretório de instalação do RM.


O processo todo é feito em apenas dois passos, mas atenção, é necessário reiniciar o Host do RM no final.

1) Defina os parâmetros do webservice


Para definir os parâmetros do webservice, abra os arquivos RM.Host.exe.config e RM.Host.Service.exe.config no seu editor de texto favorito. Esses arquivos serão encontrados no diretório (\totvs\ [Alias] \RM.net). Em seguida, dentro da tag appSettings, insira os seguintes parâmetros:


<add key="defaultdb" value="CorporeRM" />
<add key="httpport" value="8051" />

O parâmetro defaultdb é o alias utilizado para o banco, geralmente "CorporeRM". Já o httpport é a porta onde o webservice será executado pelo Host. Existem alguns outros parâmetros adicionais que tratarei no final do post, no bloco de Dicas.

2) Adicione o endereço do webservice


Para adicionar a URL e porta do webservice, abra o promt command e execute o seguinte comando:


netsh http add urlacl url=http://+:8051/ user=NetworkService

Este comando irá reservar uma url e a porta 8051 para o usuário NetworkService, para que o Host do RM consiga prover os webservices neste servidor na porta configurada. O parâmetro + da url é um coringa que libera o acesso para qualquer que seja o nome ou ip do servidor.

Valide se deu tudo certo


Por fim, reinicie o host do RM e, em seu navegador favorito, acesse o endereço:


http://SEUSERVIDOR:PORTA_DO_SEU_WEBSERVICE/wsPageIndex