top of page

Heróis do ERP

Trabalhar com Sistemas de Gestão não é uma tarefa fácil e os desafios diários são muitos. Apesar disso, no dia a dia encontramos vários profissionais que, com todo o seu empenho e dedicação, nos geram grande admiração.


Por isso, fizemos este post para exaltar a jornada de alguns de nossos clientes e colaboradores, aos quais chamamos de nossos "Heróis do ERP".



Mais louco que o chefe


Não poderíamos deixar de começar o texto enaltecendo nossa própria equipe. E para representar os nossos Heróis do ERP, trouxemos o depoimento do Rodolfo Gonçalves, um dos co-fundadores do Aprovador.



Rodolfo trabalha no mercado de TI desde 2004, mas especificamente com ERPs, começou a trabalhar em 2006 e já completou 16 anos nesse meio.


Para ele, dentre os maiores desafios e dificuldades da área, está o fato de ser um nicho fechado e restrito, mesmo estando dentro do expressivo mercado de tecnologia. Dessa forma, o acesso a materiais e ferramentas é mais fechado e não é fácil ter acesso aos recursos relacionados aos ERPs, como é o caso dos recursos para desenvolvimento de aplicativos e websites.


Apesar disso, ressalta alguns pontos positivos de optar pela área, como as remunerações geralmente acima da média do mercado de tecnologia, e as possibilidades de progressão de carreira mais rápida e de aprender mais sobre os detalhes operacionais de uma empresa.


Dentre as histórias mais peculiares de sua carreira, Rodolfo cita a vez em que não sabia quem estava mais louco: ele ou seu chefe. O motivo foi o fato de após um curso de apenas uma semana, já ter sido escalado como responsável por recriar mais de 200 programas em uma grande migração de versão de ERP e ter aceitado. Conta que foi um projeto insano, mas que felizmente deu tudo certo.


Para aquelas pessoas que têm o interesse em ingressar na área, aconselha: "Estude bastante a parte técnica de como o ERP que você trabalha funciona, pois existe uma carência grande de pessoas que dominam tanto a parte técnica como a parte de negócios/consultiva".


E como suas inspirações do mercado, cita pessoas com quem já trabalhou: Willians, que foi um grande especialista no TOTVS Datasul e Marcos Colmatti, que segundo ele, sabe como poucos sistematizar as operações realizadas pelos usuários.



Prazo muito apertado


Outra pessoa que consideramos um grande "Herói dos ERPs" é o Edelson da Silva Cruz, Analista de Sistemas na empresa Gocil, que é cliente do Aprovador.



Edelson atua na área de TI desde 1986, mas há 11 anos tem trabalhado especificamente com os ERPs da TOTVS.


De acordo com ele, não apenas no nicho de Sistemas de Gestão, como em toda a área de Tecnologia da Informação, é necessário ter bastante conhecimento, cursos de graduação, pós e MBA e atuar muito bem, para ter sucesso.


Entretanto, considera que apesar de desafiador, é ótimo trabalhar em uma área onde é preciso gostar de tecnologia e estar sempre atualizado com as tendências do mercado.


Edelson conta que um dos projetos mais complexos e fora do comum do qual participou foi em uma empresa cujos sistemas legados possuíam diversas integrações e o prazo para entrega final do produto já parametrizado e funcional deveria ser de 4 meses.


Com um prazo tão apertado para um trabalho tão extenso, e que só foi anunciado após 3 semanas de tarefas já sendo executadas, 7 dos 10 profissionais envolvidos no projeto decidiram sair, incluindo ele mesmo!


Para fechar com chave de ouro, dá uma dica importante para quem deseja se destacar no ramo: "Procure conhecimento em banco de dados e integrações via webservices para diversas plataformas".



Mudanças de sucesso


Por último, mas não menos importante, trouxemos o depoimento de mais um expert em ERPs, o Diumá de Souza, Coordenador de TI da empresa Cereal Ouro, que é cliente nossa há pouco menos de um ano.



Diumá trabalha com TI desde 2005 e passou a atuar diretamente com ERPs em 2009, especificamente com o TOTVS Protheus.


Não acredita que seja uma área tão complicada de atuar, mas afirma que de forma geral, o cotidiano de quem trabalha com Tecnologia da Informação já é diferente de outros departamentos e marcado por diversas situações: algumas complexas e outras não.


Como principal ponto positivo de trabalhar no setor, considera o conhecimento ganho a cada dia, visto que todos os dias adquire novos aprendizados e descobre novas soluções e ferramentas.


Relata que um dos momentos mais insanos de sua carreira foi quando recebeu o convite para trabalhar onde está atualmente. Um colega o indicou para fazer duas grandes mudanças na empresa: implementar o departamento de TI e implantar o ERP.


Foram inovações muito importantes e apesar de todos os desafios, de vários testes e da postergação da virada do sistema para ambiente de produção, foi um grande sucesso!


Como sugestão para as pessoas que têm interesse em trabalhar com ERP's, Diumá fala: "procure focar em módulos específicos e se especializar, sempre buscando especialização naquele módulo escolhido, além de pensar sempre fora da casinha!"


Também ressalta a importância de ter referências na área, como seu ex-chefe, que acreditou em seu potencial e deu a oportunidade para que ele pudesse chegar onde está hoje.



Gostou do post?

Conta para a gente nos comentários quem são os seus "Heróis do ERP"!


27 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page