Como parametrizar aprovador alternativo no Datasul MLA e CD1720


Índice

  1. O que é aprovador alternativo?

  2. Como funciona o aprovador alternativo no Totvs Datasul?

  3. Porque utilizar o aprovador alternativo?

  4. Como parametrizar aprovador alternativo no CD1720?

  5. Como visualizar as pendências do aprovador principal no CD1720?

  6. Como parametrizar o aprovador alternativo no MLA?

  7. Como visualizar as pendências do aprovador principal no MLA0301?

  8. Como visualizar as pendências do aprovador principal e do aprovador alternativo pelo celular?

  9. Conclusão


O que é aprovador alternativo?


O conceito de aprovador alternativo é simples e direto como o próprio nome sugere. Basicamente é uma pessoa que irá substituir uma outra.


Praticamente todo ERP possui esta funcionalidade, mas nem sempre com este nome. No RM e no Logix por exemplo é chamado de aprovador substituto.

Como funciona o aprovador alternativo no Totvs Datasul?


No Totvs Datasul o aprovador alternativo é um usuário com permissão de visualizar e fazer aprovações de pendências em nome de outro usuário.


Ao utilizar este conceito no Totvs Datasul você precisa levar em consideração duas coisas:


Um determinado aprovador pode ter um ou vários alternativos bem como pode ser alternativo de um ou vários aprovadores principais;


Por padrão, os limites de aprovação do aprovador alternativo não serão os mesmos do aprovador principal, exceto no MLA que existe a opção do aprovador alternativo utilizar o mesmo limite do aprovador principal.


A parametrização vai depender de qual mecanismo de aprovação você utiliza no seu Datasul. Se você estiver com o MLA implantado, a parametrização deve ser feita dentro do próprio MLA, caso contrário, deve ser feita pelo módulo de compras, o famoso MCC.



Porque utilizar o aprovador alternativo?


Um dos principais objetivos de um ERP é garantir a segurança e confiabilidade na cadeia de processos da empresa. Para isso, os processos precisam ser bem amarrados.


Mas toda esta confiabilidade tem um preço que a equipe de TI conhece bem no dia a dia da operação.


O ideal seria que uso dos aprovadores alternativos fosse mínimo, apenas em casos de férias ou alguma ausência temporária.


Entretanto, os motivos para se usar o alternativo são muitos, desde um diretor que está em viagem sem conseguir acessar o Datasul de fora da empresa até um gerente que fica grande parte do dia no chão de fábrica indo até um computador apenas algumas poucas vezes ao dia.