top of page

Transformação Digital não é um bicho de sete cabeças

Já falamos aqui no Blog sobre a Transformação Digital e os mitos que são disseminados em torno deste conceito, tornando-o muito mais complexo e amedrontador do que realmente é.


E neste post, vamos ressaltar como o processo de levar a transformação digital a uma empresa pode ser feito de forma simples e com pequenas mudanças no dia a dia do trabalho, sem necessidade de um esforço maçante.



Bicho de sete cabeças


Conforme já mencionamos aqui no Blog do Aprovador, se definirmos o conceito de transformação digital de forma bem resumida, ele se baseia em incorporar o uso de tecnologias digitais para gerar soluções aos problemas diários, tanto no mundo corporativo, quanto em outros âmbitos da nossa vida.


Portanto, não é um grande e horrendo bicho de sete cabeças, mas na verdade um pequeno e amigável companheiro, que pode te ajudar a agilizar diversos processos e rotinas.


Por força do hábito, tradicionalismo ou medo de mudanças, muitas pessoas têm dificuldade em abraçar o novo e estar abertas a novas possibilidades. Porém, vamos mostrar o quanto pequenas modificações já podem ser consideradas como transformação digital e trazer diversos benefícios ao ambiente empresarial.



Exemplos da transformação digital digital no dia a dia


Se você mantinha uma agenda de papel na qual anotava todos os seus compromissos diários e passou a utilizar uma agenda digital, isto já é um processo de transformação digital.


E esta pequena mudança pode ajudar a agilizar suas demandas e organizar melhor cada atividade, além de evitar imprevistos físicos, como rasgos, borrões por água e até a perda da agenda.


Da mesma forma, se antes na sua empresa os recados para funcionários eram colocados em um mural fixo em uma parede, com folhas impressas e agora todas as novidades e comunicados são postados em uma Intranet online, também é transformação digital.


Além de economizar papel, esta modificação otimiza o trabalho de disseminação de informações entre os colaboradores, deixando-o mais ágil e flexível.


Se ao invés de fazer as aprovações da sua empresa através da assinatura em documentos impressos, você as processa em um software especializado (ERP), essa operação já é uma transformação digital.


Para além, se estas aprovações agora são feitas através de um aplicativo no celular, que garante mobilidade aos seus aprovadores, é só mais um passo dado no processo de transformação digital.


Em ambos os casos, o processo de aprovações fica mais rápido, flexível, econômico e seguro.



Abrace as novidades


A cada dia que passa, novas tecnologias destinadas ao mundo organizacional surgem e as empresas que não se aproveitarem dessas novidades para otimizar seus processos e rotinas, podem se tornar obsoletas.


Portanto, ter a coragem de estar aberto a novas possibilidades geradas pelas tecnologias digitais, sejam elas grandes ou pequenas mudanças, é na verdade o primeiro passo para a transformação digital.



Gostou deste post? Deixe sua opinião nos comentários.


62 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page