top of page

Você tem perfil para trabalhar em formato home office?

Se adaptar ao formato de trabalho remoto é possível. Entretanto, algumas pessoas já possuem uma personalidade e perfil de atuação que as fazem se adequar mais rápido ao home office.


Quer saber mais detalhes sobre o assunto e descobrir se você tem o perfil para trabalhar de casa?


Leia o post completo.



Desafios do home office


De acordo com uma pesquisa realizada entre abril e maio de 2023 pelo Infojobs e o Grupo Top RH, 85,3% dos profissionais brasileiros entrevistados aceitariam trocar um emprego presencial por outro em formato remoto.


Apesar do crescimento do interesse por este modelo de trabalho, o home office possui diversos desafios e não são todas as pessoas que conseguem se adaptar a ele.


Em 2021, fizemos um post aqui no Blog falando sobre alguns destes desafios e como superá-los, que você pode acessar clicando aqui.


Mas neste post, vamos falar sobre algumas características e qualidades essenciais para se encaixar com maior facilidade ao trabalho remoto.



Organização


A organização é uma das principais características que um profissional que deseja trabalhar em home office precisa ter.


Quando se está sozinho em casa, sem pessoas passando direcionamentos ou mencionando as atividades que devem ser realizadas no dia a dia, é muito fácil se esquecer de demandas ou se perder em relação aos prazos e prioridade de cada uma delas.


Entretanto, mesmo que você não tenha esse perfil, é possível ir se tornando uma pessoa mais organizada com o auxílio de ferramentas como o Trello, Miro, Click Up, Monday.com, Google Agenda ou até Planners e agendas físicas.



Disciplina e comprometimento


Ser uma pessoa disciplinada e comprometida é muito importante quando falamos sobre o trabalho remoto.


Isto porque quando se está em casa, na maioria das vezes, as distrações são maiores e é muito fácil se desconcentrar das tarefas que precisa cumprir no trabalho, com tarefas domésticas ou pessoas ao redor.


Além disso, alguns estímulos e particularidades do ambiente residencial podem ser um empecilho para algumas pessoas conseguirem se concentrar, como uma televisão ligada, vizinhos fazendo barulho, visitas inesperadas ou até mesmo uma cama e um sofá confortáveis, que podem levar a um cochilo por um tempo maior que o planejado.


Uma dica para trabalhar sua disciplina e comprometimento, caso você tenha dificuldades, é criar uma rotina com um horário bem definido para cada parte diferente da sua vida: um horário específico para as atividades de trabalho, um limite certo para a pausa de almoço e lanche, e um momento separado para fazer as tarefas domésticas.



Boa comunicação


Conseguir alinhar com a equipe de trabalho as demandas do dia e expectativas do que deve ser cumprido faz com o que o resultado seja muito mais assertivo, tanto para você, quanto para a empresa na qual está trabalhando.


No home office, isso ainda é mais necessário, já que a distância física pode dificultar o diálogo. Por isso, se comunicar bem com os colegas de trabalho e líderes é imprescindível.


Se você possui dificuldades para se comunicar, existem exercícios que podem ser feitos para melhorar este aspecto. Você pode estabelecer uma rotina bem definida de envio de mensagens e e-mails inicialmente, até que isto vire um hábito.


E se a dificuldade é em se expressar de forma clara e objetiva, existem algumas inteligências artificiais como o CHAT GPT, que podem te auxiliar a melhorar o conteúdo e precisão dos seus textos e mensagens.



Personalidade


O tipo de personalidade que um profissional possui faz toda a diferença na sua facilidade ou dificuldade em se adaptar ao formato de trabalho remoto.


Pessoas mais introspectivas tendem a se ajustar mais rapidamente à solitude do trabalho em casa, enquanto pessoas mais extrovertidas demoram mais.


Outro ponto importante é a automotivação. Pessoas com uma dependência grande em outras pessoas para gerarem motivação têm dificuldade maior em se adaptar ao home office.


Isso pode ser contornado com líderes mais presentes e mais atentos ao perfil de cada um. Mas as pessoas mais extrovertidas também conseguem usar recursos para se sentirem menos sozinhas e garantir mais interações diárias, como as videochamadas, chats e encontros presenciais esporádicos com membros da sua equipe.



Saiba fazer pausas


Ao contrário do que muitos pensam, fazer pausas durante o dia de trabalho é essencial para manter uma boa produtividade.


Quando ficamos somente em frente ao computador, sem fazer pausas, nos desgastamos mais e passamos a render menos do que estamos acostumados.


Então, é preciso ter em mente que as pausas são extremamente necessárias durante o período do expediente, sejam elas para um cafezinho, para um alongamento ou um momento relaxante para buscar inspiração.



Tenha um ambiente apropriado


Um ambiente bagunçado ou com excesso de estímulos pode ser muito estressante e atrapalhar o rendimento no trabalho. Portanto, ter um local preparado especificamente para trabalhar é o ideal.


Também é importante que este ambiente seja adequado ergonomicamente, para não gerar dores físicas e aumentar o cansaço.


Uma dica é investir em uma boa mesa, uma cadeira confortável e, se possível, em um escritório separado dos demais cômodos da casa.



E aí, você acredita já ter um perfil para trabalhar em formato remoto?


54 views0 comments

Comments


bottom of page