top of page

O que significa a parceria entre o Itaú e a Totvs?

Na semana passada, no dia 12 de abril de 2022, o banco Itaú e a Totvs anunciaram um acordo para a criação de uma joint venture que pegou todo mundo meio de surpresa. Inicialmente, a nova empresa se chamará Totvs Techfin.


Muitas pessoas ficaram curiosas e incertas dos objetivos por trás desta decisão. Então, vamos explorar alguns detalhes e explicar um pouco mais sobre o significado dessa parceria entre os dois gigantes.



Objetivo da joint venture


O foco da Totvs Techfin será o atendimento a clientes empresariais, principalmente pequenas e médias companhias (PMEs). A empresa atuará na distribuição e ampliação de serviços financeiros integrados aos softwares de gestão empresarial da Totvs, tendo como base a análise de dados.


Em poucas palavras, tudo leva a crer que os dados processados no próprio ERP poderão servir de base para ofertas de produtos financeiros diretamente para os clientes.



Aumento de empresas de tecnologia no mercado financeiro


A presença de empresas de tecnologia no mercado financeiro não é uma novidade e a digitalização e modernização dos serviços financeiros é uma tendência que cresce a cada dia.


E não é só isso. Cada vez mais as financeiras são empresas de software e as empresas de softwares são provedores de serviços financeiros.


Com isso e com a presença cada vez mais forte dos bancos digitais no Brasil, os bancos tradicionais estão concentrando seus esforços em inovar e criar soluções mais ágeis.



Vantagens dessa parceria para os mercados de ERPs e financeiro


A união entre o Itaú e a Totvs apresenta um panorama muito positivo, pois a cooperação entre dois grandes players do mercado brasileiro em um negócio que demanda a expertise de ambos, promete gerar ótimos resultados para seus mercados de atuação.


Para a Totvs, enxergamos três grandes benefícios: ter uma forma de captação mais eficiente para o fornecedor, oferecer crédito mais barato à sua base de clientes e a possibilidade de aumentar sua carteira de clientes através da inclusão de crédito em seus produtos.


E para o Itaú, acreditamos que a principal vantagem é a oportunidade de conceder crédito a pequenas e médias empresas de forma mais eficiente e assertiva, com base em informações precisas dos dados de clientes da Totvs, ampliando assim a sua carteira de clientes.


A previsibilidade de caixa que a coleta e análise de dados gera também é uma ótima possibilidade para as PME's que são clientes da Totvs, pois garante empréstimos mais baratos e negociações mais vantajosas.


Por fim, como afirmou Milton Maluhy Filho, presidente do Itaú, essa união coloca o Itaú e a Totvs na vanguarda da transformação digital das indústrias nas quais atuam.


Como consequência, um novo leque de possibilidades de criação de soluções inéditas é aberto, trazendo disrupções em benefício dos clientes e novas perspectivas de mercado para outras empresas dos mesmos segmentos.


45 views0 comments
bottom of page