Como definir os aprovadores e limites de aprovação no Datasul?

Updated: Nov 19


Este artigo faz parte da série Aprovações de compras no Totvs Datasul.


No Datasul, cada aprovador pode ter um valor limite de aprovação por tipo de documento (solicitação de compras, pedido de compra, etc). Também é possível parametrizar um valor limite específico por família de material, para as aprovações por item.


Neste artigo demonstraremos como cadastrar os aprovadores e configurar os seus limites de aprovação.


Cadastro do Aprovador - limite por tipo de documento


Parametrizar aprovadores de compras no Totvs Datasul é muito simples, basta cadastrá-los no programa CD1701 - Aprovadores, e definir os limites de aprovação para cada tipo de documento.



CD1701 - Aprovadores - exemplo de cadastro da aprovadora MARINA com permissão para aprovação de Solicitação de Compras, Requisição, Cotação e Pedido de Compra.

Além dos tipos de aprovação e do limite definido por cada tipo, existem algumas outras opções disponíveis no programa CD1701, são elas:


Aprovador Técnico Quando marcado, indica que o usuário pode realizar a aprovação técnica.


Aprovador Mestre Quando marcado, indica que o usuário pode aprovar qualquer documento, independente do seu tipo ou valor.


Moeda Indica a moeda utilizada pelo aprovador. Ao aprovar uma pendência no programa CD1720, será realizado a conversão do valor da moeda do documento para a moeda do aprovador, ou seja, o aprovador verá os valores das pendências em sua moeda.


Limite por família de material


Também é possível definir limites de aprovação específicos por família de material, porém, este limite só será considerado para as aprovações por item. Caso o aprovador não possua limite de aprovação definido para a família de material do item, então o limite definido no programa CD1701 será utilizado.

Para definir o limite de aprovação por família de material para um usuário:

  1. Acesse o programa CD1708 e posicione na família de material desejada.

  2. Selecione o aprovador na lista a esquerda e envie-o para a lista de aprovadores da família, a direita.

  3. Na tela CD1708A, que será aberta, informe a moeda e os limites por cada tipo de documento. Só será possível informar o limite para os tipos de documentos que o usuário possui permissão para aprovar, definidos no programa CD1701.

  4. Através do botão modificar, abaixo da lista de aprovadores do CD1708, você pode alterar os limites do usuário para a família.


Exemplo de parametrização dos limites de aprovação para o usuário MARINA na família de material 101: