top of page

O que é IaaS e quais são as vantagens de contratar este serviço

As nomenclaturas IaaS, PaaS e SaaS têm se tornado cada vez mais presentes no dia a dia das empresas, principalmente daquelas que utilizam Sistemas de Gestão e diferentes aplicações e softwares.


No Aprovador, fornecemos um SaaS (Software as a Service), ou Software como Serviço, conforme já falamos em outros posts.


Mas hoje vamos falar especificamente sobre a definição de IaaS e suas vantagens, por ser um conceito que ainda gera muitas dúvidas.



O que é IaaS


IaaS é a sigla usada para definir o conceito de "Infrastructure as a Service", no português traduzida para "Infraestrutura como serviço", que se trata de um tipo de serviço de computação em nuvem.


Nesse formato, toda a infraestrutura como servidores, rede e armazenamento, é disponibilizada via Internet, para facilitar o fornecimento dos recursos necessários para se criar um ambiente sob demanda e pago conforme o uso.


Em outras palavras, é um tipo de serviço que permite que empresas utilizem sistemas operacionais, aplicativos, softwares e armazenamento baseados na web, sem que precisem comprar, gerenciar e oferecer suporte a uma infraestrutura de nuvem subjacente.



Quais são as vantagens de contratar este serviço


A principal vantagem em se adotar a IaaS é a possibilidade de criar soluções de TI facilmente escaláveis, sem precisar ter grandes despesas e o trabalho de se gerir um hardware subjacente, já que são terceirizadas para um provedor de nuvem.


Ou seja, se a empresa aumentar suas operações e tiver a necessidade de expandir sua escala, consegue explorar recursos em nuvem de forma simples e rápida, ao invés de ter que investir altos custos e projetos de longa duração comprando, instalando e integrando os hardwares internamente.


Além disso, permite que as organizações desenvolvam suas próprias plataformas, garantindo mais flexibilidade e liberdade quando se trata de criar soluções customizadas para suas necessidades específicas.

Outro ponto importante é a segurança, tanto da informação quanto física que uma IaaS pode garantir para as empresas.


Um bom provedor deste tipo de computação em nuvem é responsável por manter os dados do negócio 100% seguros, contando com métodos e ferramentas testados e aprovados, além de equipes técnicas eficientes, focadas nessa segurança.


E como não é necessário manter os servidores em um data center físico, também é uma garantia de segurança física extra para a empresa.



A IaaS no contexto dos ERPs e da Totvs


Trazendo o conceito especificamente para um dos nichos de mercado no qual estamos inseridos, a IaaS oferecido pela Totvs é uma espécie de computador "virtual" dentro de sua rede, para uso exclusivo do cliente que contrata este serviço.


Dessa forma, é possível garantir melhor performance e mais segurança ao seu ERP, já que a IaaS fica isolada dos demais recursos dentro do data center e a empresa cliente tem o controle dessa máquina, fazendo sua administração diretamente.


Além de oferecer segurança extra para acesso aos dados e informações de valor do negócio, possibilita o desenvolvimento de integrações e customizações conectadas diretamente ao ERP, como é o caso de aplicativos de mobilidade e outros softwares.


Se ainda tem alguma dúvida, o material abaixo criado pela Totvs mostra as principais diferenças entre os modelos On Premises, IaaS e a Nuvem Totvs.


Fonte: www.totvs.com

E se o conteúdo deste post te interessou, vale a pena ler também o post "Vai levar seu ERP para a nuvem? Responda a estas 3 perguntas antes" feito pelo nosso CTO Rodolfo Gonçalves.



Ainda ficou alguma dúvida? Entre em contato com a gente para esclarecer!

E não deixe de colocar nos comentários sua sugestão para próximos posts.


16 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page